2022
Qual a importância da mediação dos educadores e das escolas para uma apropriação crítica, segura e responsável da internet por parte de crianças e adolescentes?
De que maneira podemos preparar as crianças e jovens que entendam seus direitos e deveres online?
Como preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade no século 21?
Como eu faço o uso seguro dos meios digitais?
Nessa inspiração e motivação, o Pioneiro desenvolve há 4 anos o programa de Cidadania Digital, para os alunos do EF1, 2º ao 5º anos. As crianças têm aulas semanais sobre o tema de forma transversal ao currículo. O objetivo é ensinar às crianças as habilidades necessárias para navegar com segurança na Internet e incentivá-las na educação midiática. Além de oferecer aos educadores as ferramentas e métodos necessários para ensinar princípios básicos de cidadania digital. O mote é criar oportunidades para formar cidadãos que saibam cuidar da sua segurança e que sejam críticos em um mundo cada vez mais conectado.
Desenvolvemos uma matriz de Cultura digital no Pioneiro, que se desdobra em eixos norteadores, e um deles é o da cidadania digital. O eixo de Cidadania Digital é composto por 7 subeixos que trabalham com os conceitos de forma concreta e prática, que são: Segurança digital, Proteção de dados, Privacidade e vigilância, uso ético e consciente da internet, saúde digital, checagem e veracidade da informação, liberdade de expressão.
No ano de 2022 trabalhamos o programa de forma transversal ao currículo de Língua Portuguesa, lançando mão de diferentes desafios por meio de propostas lúdicas aplicando as tecnologias digitais.
Confira o resultado!